terça-feira, 27 de setembro de 2011

O livro do Destino

Eu sempre parava em um bar, aqui perto de casa. Era um desses botecos, não muito bonitos, mas onde a cerveja era barata e gelada, exatamente o que sempre procurávamos.

Nesse bar, como em quase todos os bares, havia um mendigo que "morava" ali perto. Era conhecido por todos os moradores e frequentadores do local, que sempre o ajudavam, dando-lhe pedaços de pão, frutas, ou marmitas. O mendigo andava pra lá e pra cá, com sua bengalinha apoiando as pernas obviamente cansadas e machucadas, enquanto ele esbravejava sandices sobre já ter sido dono do mundo.

"Pobre louco" diziam as pessoas quando ele começava a divagar, perdido em sua loucura.

Certa vez, ao ver o homem esbravejando para o nada, reclamando da vida, resolvi puxar ele pra uma conversa. Após alguns minutos de conversa, ele acabou voltando a comentar sobre como certa vez havia sido o "dono do mundo". Curioso, resolvi perguntar por que ele sempre repetia essa frase.

"- Sabe filho - ele começou. - Nem sempre eu fui um morador de rua. Nem sempre tive essa perna manca e suja ou fui um homem doente. Eu tinha um emprego. Não ganhava bem, mas era razoavelmente bem sucedido. Havia juntado um dinheiro e fiz uma viagem para a Índia. Lá chegando, acabei conhecendo um velho xamã. Eu o havia ajudado em questões pessoais, e ele resolveu me entregar um mapa, e contar uma história sobre o Livro do Destino. Era um livro que segundo as lendas, possuía a história da humanidade. Todos os seres vivos possuíam suas vidas completas escritas no livro, tudo que já aconteceu e o que ainda estava por acontecer.  

- Eu fiquei intrigado com a história e resolvi investigar mais a fundo. Várias pessoas haviam passado a vida procurando pelo Livro, mas eu acabei achando algumas provas de que ele era real. Minha busca durou alguns anos, mas finalmente eu achara a caverna onde o livro se encontrava. Mal pude acreditar que aquilo era real.

- O local era protegido por um Djin, que dizia estar lá há tempos imemoriais, para garantir a segurança do livro. Porém, me foi permitido passar alguns minutos dentro da caverna, onde eu poderia alterar as páginas da minha vida. Todas as riquezas, mulheres, filhos e felicidade que eu quisesse a um simples rabiscar de um lápis.

- Quando entrei na caverna, peguei o livro. Fui como louco virando as páginas, procurando nome por nome. Porém, antes de chegar ao meu, encontrei o nome de um grande desafeto. Eu teria tempo para arrumar minha vida. Mas seria melhor primeiro estragar a vida daquele maldito. Apaguei as ultimas páginas de sua história e acrescentei que ele morreria cedo, vitima de uma doença fatal que o acometeria lenta e dolorosamente. Destino mais do que merecido para um meliante como aquele.

- Continuei virando as páginas. Encontrei então a vida de outro inimigo. Alguém que eu odiava profundamente desde a infância. Em pouco tempo, alterei a história de sua vida. Sua esposa e filhos o abandonariam. Ele ficaria cego e sozinho. E iria acabar morrendo em casa, com muita dor e completamente abandonado.

- Conforme ia virando as páginas, mais e mais fui alterando a vida de todos que me fizeram mal, que zombaram de mim, que me maltrataram. Todos morreriam na desgraça. Quando finalmente cheguei ao meu nome e me preparava para alterá-lo, eis que o Djin apareceu novamente. Ele me disse que eu já havia excedido o tempo com o livro e que não poderia mais fazer alteração nenhuma. Me pegou pelas vestes, e me jogou para fora da caverna. Acabei desmaiando e acordei num lugar muito longe dali. Nunca mais consegui encontrar a caverna novamente. Eu perdi a única chance que tive na vida de ser rico, amado e feliz."

Até hoje não sei se a história dele é real. O que sei é que tirei uma valiosa lição dela. Afinal, quantas pessoas não são assim? Ficam tão preocupadas em estragar a vida de seus semelhantes, que se esquecem do bem que podem trazer a si próprios.

4 comentários:

  1. não ficou como eu queria. devia ter mudado algumas palavras e relido antes de postar. agora já foi. rs

    ResponderExcluir
  2. eu gostei...você escreve bem e deveria escrever mais coisas....
    Amo te meu lindo

    ResponderExcluir
  3. É Gu... infelizmente existem pessoas assim mesmo.. e digo mais... estão bem perto de nós! Por isso eu acordo todos os dias e tento modificar meus pensamentos pra que não perca tempo desejando mal aos que me causam algum tipo de desconforto. O tempo é o senhor de tudo, se não aproveitarmos ele de maneira correta nos fodemos bonito no final! =)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! trata-se de uma lição de vida...Vc tem idéias muito boas, saber escrever é um dom, vc é jovem e com certeza, mais amadurecido, apresentará textos ainda mais interessantes, Acho que este é seu destino....

    ResponderExcluir